As tendências da mídia

Trecho retirado de "2005 foi um ano ruim, diz estudo de Colúmbia"Edição de Leticia Nunes (com Larriza Thurler)
"Foram levantadas seis tendências tendo como base o relatório deste ano e seus antecedentes.
– O novo paradoxo do jornalismo é que há mais veículos de comunicação cobrindo cada vez menos notícias. Uma simples pesquisa no Google News comprova este dado: apenas 24 assuntos diferentes foram temas de 14.000 matérias localizadas no serviço de busca de notícias. "No último ano, as mudanças na mídia se intensificaram e os problemas na mídia impressa aumentaram. Ainda assim, é provavelmente superficial e até inocente dizer simplesmente que mais plataformas equivalem a mais escolhas", ressalta Rosenstiel. "O conteúdo tem de vir de algum lugar e, na medida em que as mídias tradicionais decaem, algumas de suas forças em fornecer uma cobertura aprofundada e precisa podem também estar se enfraquecendo".
– Os jornais mais ameaçados com queda em tiragem e publicidade são os das grandes cidades.
– Em muitas empresas de mídia tradicional, "a longa batalha entre os idealistas e os contadores chegou ao fim. Os idealistas perderam. Os problemas de 2005, especialmente na mídia impressa, dão um golpe final na luta do jornalismo em nome do interesse público".
– Finalmente as mídias tradicionais estão reconhecendo que o importante no negócio é o conteúdo, e não o meio, passando a usufruir mais das tecnologias digitais.
– Os sítios de busca de notícias, como o Google e o Yahoo!, têm vida curta como rivais das mídias tradicionais, pois não passam de ferramentas tecnológicas que reproduzem o trabalho de outros veículos. Para resolver este problema, eles devem começar a produzir conteúdo próprio, ou as mídias tradicionais devem cobrar para ter seu conteúdo reproduzido.
– A questão central no jornalismo continua a ser quanto tempo vai demorar para o jornalismo online se tornar o principal meio de se obter lucro, e se ele conseguirá ultrapassar o jornalismo impresso e televisivo.
O estudo integral está disponível no sítio
The State of the News Media 2006. Informações da Editor & Publisher [12/3/06]."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos