Voto popular para assuntos do povo
Começou ontem (1º) e vai até o dia 7 deste mês, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra, organizado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária. O plebiscito consiste em decidir, de forma democrática, se os latifúndios (propriedades agrárias privadas) devem ter um limite máximo de extensão ou não. Essa ação faz parte da antiga e sempre atual discussão sobre a reforma agrária que, para muitos estudiosos, resolveria grande parte dos problemas sociais do país.
Na próxima sexta-feira (3), será realizado na Praça da Piedade, centro de Salvador, um ato de divulgação do plebiscito, organizado pela Coordenação Estadual do Grito dos Excluídos e pela Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra. Estão previstas várias atividades e apresentações ao longo do dia e a possibilidade de votar nas urnas do plebiscito.
De acordo com os organizadores, após a realização da consulta pública, uma emenda popular de limitação para a propriedade da terra no Brasil, que também está sendo trabalhada, será encaminhada ao Congresso, juntamente com assinaturas, para que o plebiscito possa vir a se tornar uma lei.
Caso você queira se informar mais sobre o tema do plebiscito popular, entre no site da campanha, que é nacional. Na Bahia, as urnas que depositarão os votos estão localizadas nos seguintes pontos, ainda tem a opção de votar pela internet, participando do abaixo-assinado:
- Escola Juracy Magalhães (Capelinha de São Caetano)
- Pastoral Afro (Pelourinho)
- Associação Paulo Tonucci (Apito), em Camaçari
- Advogados Associados
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Alto do Cabrito)
- Paróquia Conversão de São Paulo (Fazenda Grande
Comentários